Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

Antonio Quaresma de Sousa Filho

Cadeira 32 - Acadêmico

Antonio Quaresma de Sousa Filho, nasceu em 1953, em Campo Maior.

Piauí. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Política e Administração Cultural pela OEA/UFBA. Mestre em Fotografia Artística pela New York University, créditos do Dontorado em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Professor de Fotografia, História das Artes Visuais e Fundamentos de Arte Educação no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Piaui. Fotógrafo profissional. participou ao longo dos últimos 40 anos de várias coletivas no Brasil e exterior, realizando também exposições individuais em Teresina. São Paulo. New York. Paris, Berlim e Lisboa.

Tem fotografias no acervo permanente da New York University (prêmio aquisição em 1997) e em acervos particulares de colecionadores do Brasil, França, Itália, Portugal. Estados Unidos e Japão. Seus quadros e painéis ambientam espaços de inúmeras empresas e instituições públicas e privadas do Piauí, tais como louston Bike, SENAC/SESC, SENAI, Palácio de Kamak. TCE-PI, Prefeitura de Teresina.

Assembleia Legislativa, Câmara Municipal. Banco do Nordeste. Metropolitan Hotel. Luxor Hotel. Caraubinha Resort, Hospital São Marcos. etc. Professor convidado da Universidade de Nebraska (USA) em 2004. New York University em 2009 e Universidade de Lisboa desde 2014. Membro da Federação Internacional de Jomalismo desde 1998. Esteve entre os doze fotógrafos do calendário 2009 do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Representou o Piaui no SESC Amazônia das Artes 2011, com exposições em cinco estados do Norte.

Antonio Quaresma acredita que seu sexto sentido como fotógrafo busca e encontra beleza nas coisas mais simples, tais como formas da natureza, na abstração dos acidentes de luz e sombra e nos quatro elementos - Agua, Fogo, Terra e Ar. Como fotógrafo profissional Antonio Quaresma publica em livros e revistas de arquitetura no Brasil e exterior. Além do trabalho em estúdio para agências de publicidade, empresas, books de modelos, retratos personalizados e restauração digital. Antonio Quaresma vem registrando, nas suas viagens,

paisagens e cenas da vida rural brasileira, bem como detalhes da arquitetura de New York, Paris, Roma, Florença. Lisboa e Londres. Sobre seu trabalho, Antonio

Quaresma se define como fotógrafo de arte, cuja formação tem muito mais de autodidática do que acadêmica. "Encontrei na Fotografia minha forma de expressão artística".

Antonio Quaresma toma para si a frase de Cartier Bresson: "fotografar é colocar o olho e o coração na mesa linha" e sempre cita José Medeiros, fotógrafo piauiense que averbava: "fotografamos o que vemos e o que vemos depende do que somos”

Em Dezembro de 2017 Antonio Quaresma lançou seu livro TEMPOS, com prefácio de Susana Dobal. Em Dezembro de 2018 o livro PERSONA VOL. 1 e em Junho de 2019 o catálogo de sua exposição FOTOGRAMME TERRA BRASILIS, realizada em Colônia, Alemanha (Agosto 2017). Em Agosto de 2022 lança o PERSONA VOL. II.

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.