Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

Francisco da Silva Cardoso

Cadeira 11 - Acadêmico

Francisco da Silva Cardoso - Filho de Enos da Silva Cardoso e Isabel

Furtado de Moraes Cardoso. Nasceu em Barras de Marataoa, Piauí, em 12 de março de 1936. Casado com Maria de Lourdes Brandão Cardoso. Memorialista.

Licenciado em Geografia pela Faculdade Católica de Filosofia do Piauí, onde presidiu o Diretório Acadêmico "Dom Avelar Vilela".

Trabalhou na Casa Marc Jacob S/A, no Colégio Agricola de Teresina e na Companhia Hidro Elétrica de Boa Esperança - COHEBE, que posteriormente foi encampada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF.

Membro efetivo da Academia Campomaiorense de Artes e Letras. Verbete do "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos" e do "Dicionário Biográfico Virtual de Escritores Piauienses", ambos de Adrião Neto. Cidadão Honorário da "Cidade Verde" e da "Terra dos Heróis do Jenipapo". Autor dos livros: "Memórias da Adolescência - Venturas e Aventuras em Campo Maior", obra na qual o próprio autor é um dos principais personagens; "Memória de Campo Maior" documentário que resgata os principais fatos e acontecimentos da cidade; "Trajetória de um Guerreiro, sobre a vida e obra de José Atayde Torres Costa, e "Solar dos Furtados (fragmentos históricos, fotos, fatos e Causos)", obra de cunho memorialístico. Alguns dos fatos narrados em "Memórias da Adolescência - Venturas e Aventuras em Campo Maior", foram transcritos no livro "Geração Campo Maior - Anotações para uma Enciclopédia", de Reginaldo Gonçalves de Lima, editado em 1995.

Publicações no site:

Outras Publicações:

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.