Cadeira 3 - Acadêmico
José Ataide Tôrres Costa Filho, campomaiorense nascido em 12.09.1953, filho de José Athayde Tôrres Costa e Maria da Conceição Cardoso Costa, casado com Vânia Maria Nunes Veloso Costa, com quem teve os filhos Olivia Maria Veloso Costa, Larissa Maria Veloso Costa, Liana Maria Veloso Costa e José Athayde Tôrres Costa Neto e deles os netos Isaac Costa de Carvalho, Heitor Costa Coutinho João Costa de Carvalho, Lorenzo Costa Granato, Isadora Costa Coutinho, Bento Costa Coutinho e Daniel Galvão Costa.
Residiu em Campo Maior até 1973, quando se mudou com a família para Fortaleza, onde residiu até dezembro de 1977, período que estudou e graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará. Reside em Teresina pra desde 1978. Trabalhou como Engenheiro Agrônomo na Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí- CIDAPI, Companhia de Armazéns Gerais do Piauí-CAGEPI e na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado Piauí, onde se aposentou no ano de 1998.
Em 2015 Bacharelou-se em Ciências Contábeis no Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba – CESVALE. Escritor e autor das obras: “Reminiscências de Minha Vida”, “CÍCERO DE ANDRADE VELOSO: Biografia de um bom homem e um grande maçom”, “Francisco da Silva Cardoso, um homem feliz e completo” e “ARLS HIRAM ABIB Nº 3069 JUBILEU DE PRATA: vinte e cinco anos de trabalho e gloria na constelação gobiana”.
Iniciado na Ordem Maçônica no dia 04.06.1983 na ARLS Monges do Tibete nº 27 Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Piauí. Em 11.08.1997 transferiu-se para o Grande Oriente do Brasil – Piauí, com a fundação da ARLS Hiram Abib nº 3069.
Em 20.05.2023 foi eleito para ocupar uma cadeira da Academia Campomaiorense de Ciência, Artes e Letras. No dia 17.06.2023 tomou posse na Academia Campomaiorense de Ciência, Artes e Letra, na cadeira nº 3, que tem como Patronesse Briolanja Genuína de Oliveira.