Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

José Itamar Abreu Costa

Cadeira 27 - Acadêmico

José Itamar Abreu Costa, nasceu em Alto Longá em 26 de dezembro de 1950. Estudou em Alto Longa´, Fazenda Cruzeiro, Beneditinos, Teresina o curso primário, onde concluiu em 1962, Fez o Ginásio (Colégio Des. Antônio Costa e o Cientifico no Liceu Piauiense. Cursou medicina na Escola de Medicina da UFPA e fez residência em cardiologia no Serviço de Cardiologia do Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo no serviço do Prof. Zerbini.

Retorna ao Piauí para trabalhar em Teresina em agosto de 1980. Fundou o IDC depois Pronto cor, depois o Hospital Itacor. Trabalhou nos Hospitais: Santa Maria, Hospital São Marcos e Casamater, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Alarico Pacheco em Timom. Cidadão de Campo Maior, Teresina, Altos, Barras, Barro Duro, São Raimundo Nonato, Beneditinos, Parnaíba e Pedro II, José de Freitas. Na profissão foi Representante do Funcor, Presidente da SBC/PI ,

Presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia. É membro titular das seguintes Academia de letras: Academia Piauiense de Letras, Academia de Medicina do Piauí, ACALE, Academia Piauiense de Poesia, Academia Piauiense de Trova, Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia(ALLCHE), Academia de Letras do Vale do Longá(ALVAL), ALRESC, Academia Brasileira de Médicos Escritores(ABRAMES). Socio correspondente da Academia Parnaibana de Letras. Participou de inúmeras antologias, escreveu o livro: Coronárias do Tempo, Da Bula á literatura, Um Hospital de Excelência no Céu. Tem textos na Revista da Academia Piauiense de Letras.

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.