Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

Raimundo José Cardoso de Brito

Cadeira 7 - Acadêmico

Raimundo José Cardoso de Brito nasceu em Campo Maior-Pl, em 07/julho/1957. Filho de José Cardoso de Brito Filho e Maria do Socorro Meneses de Brito. Curso primário na Unidade Escolar Leopoldo Pacheco - Ensino Fundamental e Ensino Médio no Colégio Estadual (Habilitação Profissional Básica em Agropecuária)- Curso Pedagógico na Escola Nossa Senhora de Lourdes. Desenhista artístico e publicitário, pintor, letrista, poeta, escritor. contador de piadas, radialista, compositor, cantor, político e professor com graduações em Licenciatura Plena em Ciências da Religião — Faculdade de Teologia do Brasil / FATEB e Licenciatura Plena em Pedagogia — Universidade Castelo Branco / UCB. Pós-Graduado em Docência do Ensino Religioso naFreire / ISEAF e Docência para o Ensino Superior - Faculdade Entre Rios do Piaui / FAERPI.

Professor na Unidade Escolar Campomaiorense / UNECAMP, Ginásio Santo Antonio, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Maior — APAE, Unidade Escolar 13 de março, Educandário São Francisco. Secretário do Patronato Nossa Senhora de Lourdes; Secretário por duas vezes da Junta do Serviço Militar de Campo Maior; Auxiliar Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior. Coordenador Paroquial do Terço dos Homens, Grupo de Oração Mãe do Rosário, Coordenador Diocesano do Terço dos Homens, Diocese de Campo Maior- PI. Diretor da Academia Campomaiorense de Artes e Letras / ACALE. Diretor da Escola Pedro Martins Neto Associação dos Deficientes Visuais Campomaiorense / ADVIC). Participou de vários cursos de capacitação e conselhos. Participou de festivais de músicas e apresentações teatrais. Na atividade política foi eleito vereador para o período legislativo de 1997 à 2.000.

Cardozinho, como também é conhecido, é membro fundador da Academia Campomaiorense de Artes e Letras — ACALE, ocupando a cadeira no 7, cujo patrono é Padre Cláudio Melo. Musicou o Hino da ACALE.

OBRAS: Prosas e Poemas: Lembranças de Campo Maior; Súplica; Mensagem do Açude Grande. Monografias: A Supervisão Escolar no Ensino Fundamental, e a Ética na Pedagogia Cristã. Participou como ator dos filmes campo-maiorenses Mistérios e Vinganças, Justiça a Qualquer Custo e A Cruz do Moleque.

Composições: Linda Cidade; Rio Surubim; A Natureza; Dia do Vaqueiro; A Caneta, Lindos São Teus Lábios; Bafafá; Quando Chego Numa Festa; As Invenções São Demais: Mãe Inesquecível; Vou Escrever Teu Nome; Dança da Alavanca; Amor Confuso; Tudo é Brincadeira; Beija-Flor; Todos Os Meus Sonhos; Homem Escorregando: Me dê Carinho; Mentira Sem Raiz; Passarinho Solitário, O Martírio do Negro, Desmanchando o Ninho.

Publicações no site:

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.