Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

ACALE E ALVAL HOMENAGEIAM O ACADÊMICO JOÃO ALVES FILHO

Autor: ACALE - Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras
Publicado em: 8 de dezembro de 2024

No dia 07 de dezembro, ontem(15h), a ACALE realizou uma emocionante solenidade de Panegírico em homenagem à memória do saudoso João Alves Filho, na Câmara de Vereadores de Campo Maior. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Lisete Napoleão Medeiros, Presidente da UBE; Frederico A. Rebelo Torres, ex-presidente da ALVAL e Presidente da AML e ALB; Itamar de Abreu Costa da APL; Viriato Campelo, Presidente da ALVAL; Raimunda Celestina, Presidente da Academia do Médio Parnaíba; além de representantes da Maçonaria e outras autoridades.

Durante a cerimônia, destacaram-se os discursos emocionantes proferidos por Itamar Costa, Viriato Campelo e pelos irmãos de Maçonaria do homenageado (in memoriam), que compartilharam lembranças e homenagens ao legado deixado pelo líder cultural João Alves Filho. As apresentações de cantos por estudantes da cidade também abrilhantaram o evento, tornando-o ainda mais especial.

Em um momento significativo da solenidade, o pesquisador e escritor Marcelo Arêa Leão fez a entrega de uma cópia autêntica do Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal. Este documento pertence ao ofício do major João José da Cunha Fidié e é dirigido ao Secretário dos Negócios Estrangeiros e Guerra, Cândido José Xavier, abordando as batalhas enfrentadas contra os revoltosos que lutavam pela independência do Brasil. A entrega foi realizada ao Presidente da ACALE, Celson Chaves, e este raro documento será arquivado na ACALE para preservação.

ACALE - Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

ACALE - Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou...

Ver perfil

Publicações no site:

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.