Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

FIDIÉ NO BANCO DOS RÉUS

Autor: ACALE - Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras
Publicado em: 21 de novembro de 2024

O Piauí realizará seu primeiro “Júri Histórico” em Campo Maior. O evento consiste em promover o conhecimento histórico da Batalha do Jenipapo, através do instituto constitucional do Direito, o Tribunal Popular do Júri.

No julgamento, irá ao banco dos réus, João José da Cunha Fidié, militar português, que comandou, em nome da coroa portuguesa, uma batalha sangrenta que vitimou camponeses piauienses, nas margens do rio Jenipapo.

O júri Histórico, trata-se de encenação jurídica de caráter interdisciplinar, ou seja, envolvem as disciplinas das áreas do Direito, História e até Dramatização.

Esse tipo de Júri demonstrará  à sociedade, como se dá o julgamento de quem atenta contra a vida dos brasileiro, trazendo um fato importante, do passado, na sociedade.

O entusiasmo de realizar o “Júri Histórico” no Piauí partiu do advogado e professor de Direito Hartônio Bandeira, que tem estudado e avaliado de forma positiva a realização do evento para a disciplina do Direito Penal, Cultura e História.

O Júri Histórico a ser realizado em Campo Maior, dia 30 de novembro, às 9.30, na Câmara Municipal, contará com a parceria e o apoio integral da Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras (ACALE).

No time de jurista, o evento contará com a participação do Dr. Williams Silva de Paiva, campomaiorense, promotor de justiça no Maranhão; da Drª Zilneia Gomes Barbosa da Rocha, magistrada aposentada que exerceu a magistratura na cidade de Campo Maior e do advogado criminalista Dr. Hartônio Bandeira. O Conselho de Sentença será formado por professores da Universidade Estadual do Piauí, Campus Heróis do Jenipapo e de membros da ACALE. O JH contará com atores no papeis de réu e testemunhas.

 

O Grito do Jenipapo, 70 X80 cm, acrílico sobre couro. Artista Ribamar Júnior
Pinacoteca Afrânio Pessoa Castelo Branco, Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

ACALE - Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

ACALE - Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou...

Ver perfil

Publicações no site:

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.