Cadeira 5 - Patrono
Campomaiorense de uma das famílias que plantaram os alicerces da Freguesia de Santo Antônio do Surubim, no início do Sec. XVIII. ALTIVO DA COSTA ARAUJO, filho de Joaquim Bostóquio ilustre artesão na arte de fabricação de calçados, conhecido por confeccionar os famosos calçados francês Luís XV e fundador do Centro Operário de Campo Maior.
Ativo da Costa Araújo, concluiu o curso de odontologia na Universidade Federal do Ceará. Foi um profissional de reconhecida capacidades decência no ofício.
O seu consultório dentário era bastante divertido e durante suas intervenções cirúrgicas, mesmo nas extrações, animava os seus clientes com estórias encantadoras e piadas que não deixavam o assistido sentir dores. Não parava de promover uma boa e alegre conversa, que servia de terapia aos pacientes, que sorriam, mesmo que estivessem para chorar.
Altivo da Costa Araújo, que o povo carinhosamente o chamava de Dr. Altivo, era dotado de espírito folclórico animador e citava os seus personagens: Zabelona, Panelada do Delfino, o Bocoso, as almas do Batalhão, o Garapa, o Carumbé e o bem-te-vi. Eram personagens que a cidade vivia e a molecada os aperreava. Por exemplo: dois meninos quando encontravam o Garapa, gritavam: AÇUCAR e o outro Água. O Garapa em cima das buchas respondia: "mistura filho de uma égua que eu te mato”. Dr. Altivo contava esses causos com todo gracejo e animação, tornando o ambiente às vezes dolorido, cheio de sorrisos.
Dr. Altivo foi sócio fundador do Campo Maior Clube, do late Clube, do Laguna, do Comercial Atlético Clube, do Caiçara Esporte Clube, do Rotary Clube de Campo Maior e da respeitável Loja Maçônica "Fraternidade Campomaiorense". Foi professor, sendo reconhecido e identificado mais pelo seu espírito colaborador e voluntário. Em todas as participações efetiva, operando com grandeza, simplicidade e solidariedade.
Por esses gestos, o Governo do Estado do Piauí, teve a honra de homemageá-lo eternizando-o com o seu nome uma de suas Unidades Escolares Dr. Altivo da Costa Araújo também recebe homenagem da Prefeitura Municipal, com o seu nome em rua e logradouro público.
Dr. Altivo nasceu em 09 de outubro de 1914 e faleceu em 06 de dezembro de 1979. Foi casado com Maria Zita Costa Araújo (falecida). Do enlace nasceram dois filhos: Mary Costa Araújo Pennesi e Altivo da Costa Araújo (in memorian).