Cadeira 33 - Patrono
Nasceu em Campo Maior em 21 de junho de 1924, filho do comerciante Benedito Portela Barbosa e da funcionária pública estadual Anaíde Saraiva Portela. Estudou no Liceu Piauiense, em Teresina, e prestou exame de suficiência na Faculdade de Direito do Piauí para exercer as funções de professor credenciado pelo Ministério da Educação.
Foi prefeito no período de 16/12/1947 a 21/04/1948, por nomeação do Governador Rocha Furtado, e vereador no período de 1951 a 1954. Militante do partido União Democrática Nacional(UDN). Foi 1º adjunto de Promotor da Comarca de Campo Maior.
Exerceu a profissão de professor de História e Geografia no Ginásio Santo Antônio, em Campo Maior-PI, instituição que também ajudou a fundar. Era exímio desenhista e, como tal, foi projetista de diversos prédios locais. Foi militar, tendo exercido as funções de 3º Sargento da Reserva do Exército Brasileiro. Estabeleceu-se profissionalmente como bancário do Banco do Brasil, função em que se aposentou. Ingressou no Banco do Brasil em 05/12/1952, onde tornou-se líder bancário na Agência de Campo Maior, exercendo diversas funções, dentre as quais a de fiscal e a de chefe da Carteira Agrícola (1963), ocasião em que contribuiu significativamente para o desenvolvimento agropecuário do município. Obrigou-se a concorrer a outros cargos no Banco do Brasil, fora de sua querida Campo Maior, visando fazer carreira na instituição em que trabalhava, com o objetivo de aposentar-se em função de direção. Em 05 de dezembro de 1965 foi transferido para Teresina, retornando em outubro de 1967, para posteriormente, exercer a função de subgerente na cidade de Itapipoca-CE e, por sete meses, a função de gerente, ocasião em que se aposentou em 29 de dezembro de 1974, retornando imediatamente para sua terra natal.
Aloísio José Portela sempre esteve à frente de todas as atividades em prol de melhorias e desenvolvimento de Campo Maior, participando ativamente da vida e de ações comunitárias locais.
Foi um dos fundadores e professor do primeiro colégio com formação em Campo Maior, o Ginásio Santo Antônio, responsável pelo aprendizado de muitos campo-maiorenses. Foi projetista e desenhista da catedral de Santo Antônio, atuado ativamente nas campanhas em prol de arrecadação de fundos para sua construção. Projetou o Patronato Nossa Senhora de Lourdes e o antigo prédio-sede do Banco do Brasil que, posteriormente, serviu de sede para a Receita Federal na cidade. Fundou o Iate Clube Laguna, atualmente Iate Clube de Campo Maior, tendo presidido este clube de serviços por diversas ocasiões, e onde prestou significativos trabalhos, dentre os quais, a criação da Vila do Ancião. Após seu retorno para Campo Maior, em 1974, já aposentado do Banco do Brasil, dedicou-se integralmente às atividades agropecuárias.
Teve um casamento por 52 anos com Maria José Andrade Portela, união da qual gerou nove filhos: Maria da Conceição Portela Bandeira (Pedagoga), Maria de Fátima Portela de Araújo (educadora e pedagoga), Antônio Fernando Firmino Andrade Portela (arquiteto), Maria de Nasaré Andrade Portela (administradora), Benedito Portela Barbosa (médico) Maria Teresa de Jesus Andrade Portela (administradora e mestra em educação), Leopoldo José Portela (administrador) Maria Catarina de Jesus Portela Melo (pedagoga) e Maria Bernadete de Lourdes Portela Barros (pedagoga e bacharel em direito).
Entusiasta e amante de sua cidade natal Aloísio José Portela, conseguiu transferir para todos os seus filhos o amor e o apego que sentia por sua tão querida Campo Maior. Faleceu no dia 28 de junho de 1997 e, hoje, repousa em sua lápide no cemitério São João de sua tão adorada terra natal.