Cadeira 17 - Patrono
Joaquim Antônio de Oliveira, advogado, servidor público municipal, professor e orador. Nasceu em Campo Maior em 11/agosto/1907 e faleceu nesta mesma cidade em 18/agosto/1972. Filho de Antônio José de Oliveira e Maria Floresta da Paz Oliveira. Bacharel em Direito pela Faculdade de Teresina-Piauí, em 1942. Um dos mais conceituados causídicos do Estado do Piauí, conferencista e consagrado orador. Rábula e Promotor Público nomeado nos anos 30. Em Campo Maior foi Secretário e Procurador da Prefeitura Municipal na Gestão de Francisco Alves Cavalcante, período de 1938/1942, tendo assumido interinamente a chefia do executivo em 1941.
Procurador Jurídico do Poder Executivo Municipal no período de 1942/1943. Prefeito Municipal de Campo Maior de 22/abril/1946 a 06/ maio/1946. Secretário do município, período 1948/1952 e consultor jurídico na gestão de Oscar Castelo Branco. Casado com Iraci Saraiva de Oliveira. Joaquim Oliveira, através da descendência que constituiu, está inserido entre as grandes personalidades que fizeram e ainda fazem a história de Campo Maior.
Professor Joaquim Oliveira, como era chamado, pela experiência de vida e a soma de conhecimentos que acumulou, foi uma espécie de oráculo em tudo o que se referia a assuntos jurídicos em Campo Maior. Profissional reconhecidamente integro e defensor da aplicação correta da justiça.
Renomado professor de Francês no Ginásio Santo Antônio, Colégio Estadual e no Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Membro fundador do Lions Clube de Campo Maior, a 19 de novembro do ano de 1960 de sendo o seu primeiro presidente.
É homenageado pelo Lions Clube de Campo Maior com a Fundação Joaquim Oliveira (Vila do Ancião).