Lineu da Costa Araújo nasceu em Teresina no dia 22 de julho de 1909, filho de Antônio da Costa Araújo Filho e Clotilde Rosa da Paz.
Desde criança envolveu-se afetivamente com a cidade de Campo Maior por frequentar a fazenda Santa Angélica, de seus pais e Morro da Caiçara, sua própria, além da casa de tios e primos aí residentes.
Realizou os primeiros estudos no Liceu Piauiense (Colégio Estadual Zacarias de Góis) e formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina - Universidade do Brasil, hoje integrante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também se especializou em Psicanálise e em Nefrologia.
Casou-se com a Professora Zaíra Freire, em 18 de setembro de 1938, com a qual teve seis filhos: Vera Maria, Maria Cecília, Antônio, Lineu Filho, Ângela Maria e Ronald.
Atuou como médico no Hospital Getúlio Vargas e como médico perito em órgãos da Previdência Social.
Exerceu o magistério como professor de História da Civilização no Liceu Piauiense, de Psicologia Científica na Faculdade Católica de Filosofia e de Clínica Médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Piauí, da qual foi Vice-Reitor e Reitor na década de 1980.
Pertenceu a diversas entidades médicas do país como o Conselho Federal de Medicina, e no Piauí, à Associação Piauiense de Medicina, o Conselho Regional de Medicina (secção do Piauí, que presidiu por 25 anos) e foi membro fundador da Academia Piauiense de Medicina.
Faleceu em 6 de janeiro de 1999, em Teresina, aos 89 anos de idade.