Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

Moisés Maria Eulálio

Cadeira 11 - Patrono

Nasceu Moisés Eulálio em Campo Maior, PI, em 30 de janeiro de 1871 e faleceu nesta mesma cidade, em 20 de setembro de 1931. Foram sessenta anos de convivência pacífica entre a simplicidade de uma região que orgulhosamente despontava entre as mais ricas da Província, cuja economia se fundamentava basicamente em torno do criatório de gado e influenciada ainda pelos costumes de uma sociedade aristocrática de além-mar.

Descendente da tradicional família "Eulálio", sendo filho de Antônio Maria Eulálio e Josefa Eulálio, de origem europeia que aqui, precisamente no local onde hoje é o loteamento PARQUE DAS ESTRELAS, estabeleceu a Fazenda "ESTRELA", cujo casarão, resistindo às intempéries do tempo e aos desafios do progresso e conservando os traços coloniais, ainda está lá, imponente, revelando marcas de um passado histórico, glorioso e de riquezas.

Estudou o ensino básico na sua terra natal, cursando o ensino secundário no histórico e tradicional Liceu Piauiense, em Teresina. Matriculou-se na Faculdade de Direito em Recife - PE, sendo obrigado a abandonar o curso por motivos de saúde.

Moisés Eulálio foi professor, comerciante, advogado provisionado e promotor Público em Campo Maior.

Poeta, músico e letrista (compositor) com especialidade em hinos sacros; compôs a letra do hino de Santo Antônio Aparecido a pedido da educadora, pesquisadora, poetisa e cantora sacra campomaiorense e também patronesse da ACALE, Marion Saraiva, para ser cantado (oficializado) em homenagem ao Santo Português. Compôs ainda o hino de Santa Teresinha do Menino Jesus para o Coral da Matriz de Santo Antônio.

Deixou inédito um grande acervo poético.

Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses" (1972), organizada por Félix Aires, onde está inserido o seu soneto "Excerto de Homenagem” e no "Dicionário Biográfico - Escritores piauienses de Todos os Tempos'", de Adrião Neto. O livro "Geração Campo Maior – Anotações para uma enciclopédia”, de Reginaldo Gonçalves de Lima, reproduz o soneto "Natal", editado em 1968, no jornal "A Luta".

Dados Complementares Sobre Moisés Eulálio:

Irmão do Coronel Antônio Maria Eulálio Filho - Fazendeiro, político e comerciante em Campo Maior - PI.

Tio de Irene Maria Eulálio - Única filha viva do Coronel Antônio Maria Eulálio Filho, residente na Praça Bona Primo, em Campo Maior - PI.

Primo do poeta, escritor e latifundiário Otacílio Eulálio, figura de destaque no município de Campo Maior e grande articulador do movimento para construção do Monumento aos "Heróis da Batalha do Jenipapo" - (Falecido).

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.