Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

Octávio Miranda

Cadeira 10 - Patrono

Octávio Miranda, filho do Coronel José Paulino de Miranda e Ana Alves Miranda, nasceu na Fazenda Poção - Campo Maior - Piauí em 03 de março de 1916 e faleceu em Teresina no dia 22 de junho de 2002.

Jornalista, poeta, escritor, empresário, agropecuarista, político e militar.

Oficial do Exército pela Escola Militar de Realengo - RJ. Na vida militar, teve na escola de valores, ascensão ao posto de Coronel. Foi instrutor da Polícia Militar do Ceará; comandante do 25° Batalhão de Caçadores, em Teresina; coordenador do Contingente dos Expedicionários Piauienses - 2ª Guerra Mundial. Foi o idealizador e o fundador do Jóquei Clube do Piauí, quando teve a oportunidade de presidi-lo em três mandatos.

Cargos e Funções exercidas:

Na Política: Foi Deputado Estadual em duas legislaturas - Período de 1951 a 1955, sob a legenda do PSD - Partido Social Democrático.

No Empreendedorismo: Diretor presidente da Empresa O DIA Ltda, da Gráfica e editora Júnior Ltda, do Jornal O DIA e Televisão do Piauí Ltda.

Diretor do Reflorestamento e Agropecuária Bela Vista Ltda.

Proprietário da Cerâmica Campo Maior Ltda

Proprietário da CIPLAN - Construção, Incorporação e Planejamento Ltda.

Honrarias: Medalha do Pacificador, Medalha do Mérito Visconde da Parnaíba, Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo, Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, Medalha do Mérito Renascença, Diploma do Mérito Legislativo, Diploma do Mérito Cultural, Diploma do Mérito Simplício Dias da Silva e Diploma e Medalha de Amigo da Marinha.

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.