Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras

Raimundo Nonato Andrade

Cadeira 16 - Patrono

Foi Prefeito de Campo Maior de 01/02/1967 à 31/01/1971.

Nasceu Raimundo Nonato Andrade em Campo Maior em 07/setembro/ 1922 e faleceu em 16/janeiro/1999. Filho de José de Assis Andrade e Maria Rodrigues Andrade. Casado com Mirtes Bona Andrade. Professor e político. Estudou as primeiras letras no Grupo Escolar Valdivino Tito e o Ginásio e Segundo Grau no Educandário Santo Antônio. Diplomou-se em Licenciatura Plena em Matemática e fez os cursos profissionalizantes e de formação em desenho (CADES); administração de empresas (Rio de Janeiro); atualização pedagógica (Curitiba-PR); diretor de ensino (Teresina-PI); desenho, artes, didática e ensino (Cuiabá-MT). Comerciário, comerciante, empresário e tesoureiro do município de Campo Maior (1951/1954); secretário municipal de educação (Campo Maior) e subsecretário de educação do Estado do Piauí. Vice-Prefeito de Campo Maior (1982/1988).

Destaques na sua atuação política como Administrador do Município de Campo Maior:

Instalação da rede elétrica da CEPISA; construção e instalação do Fórum da Comarca de Campo Maior; restauração do prédio e instalação da agência em Campo Maior, do Banco do Estado do Piauí - BEP; transformação do Ginásio Cândido Borges Castelo Branco em Ginásio Profissionalizante - GOT- Ginásio Orientado para o Trabalho; construção e inauguração do Grupo Escolar Marion Saraiva; instalação da usina para fornecimento de energia elétrica no povoado Nossa Senhora de Nazaré; construção em convênio com o 2° BEC do conjunto habitacional IPASE; pavimentação da cidade de Campo Maior com mais de 100.000 metros quadrados de calçamento; reforma total do matadouro municipal; reconstrução total da Praça Bona Primo, inclusive com a atual arquitetura; Instalação de vários chafarizes nos povoados de Campo Maior; instalação da Rádio Clube de Campo Maior; construção e inauguração da Câmara Municipal de Campo Maior; reformas de várias praças e jardins; arborização moderna da cidade com rigorosa manutenção das mesmas, com especial atenção para as praças Bona Primo e Rui Barbosa, sendo consideradas na época como as mais bonitas do Estado; ampliação do paredão do açude e construção da Avenida Contorno, descongestionando e trânsito e desviando o tráfego de caminhões pesados pelo centro da cidade; construiu ainda, mais de uma dezena de escolas na zona rural; promoveu cursos para atualização dos métodos de ensino; fornecimento da merenda escolar, tanto na zona rural como urbana, instalação de postos de saúde em Conceição (hoje cidade de Sigefredo Pacheco); duplicação com canteiros centrais da Avenida Demerval Lobão; instalação de mais de 2.000 metros de esgotos.

O Professor Raimundinho Andrade como gostava de ser chamado, foi comedido na utilização das verbas públicas e bastante econômico nos gastos municipais. Improvisador e prático e ao mesmo tempo, muito genioso. Inegavelmente um cidadão correto e querido de todos.

A Academia Campomaiorense foi fundada no dia 26 de novembro de 2003. Incialmente era composta apenas de Escritores, não demorou muito abriu-se espaço para os Artistas, e recentemente, agregou-se os Cientistas, formando assim a tríade do conhecimento humano.