Cadeira 24 - Patrono
Yvon Pacheco nasceu em Campo Maior – Piauí, em 02 de setembro de 1907 e faleceu em Teresina em 28 de fevereiro de 1988. Seu corpo repousa em Campo Maior. Agropecuarista, comerciante e político, tendo sido prefeito de Campo Maior, sucedendo Waldeck Bona e vice-prefeito no governo do Dr. Dácio Bona. Foi vereador, tendo assumido a presidência da Câmara Municipal. Exerceu o cargo de Diretor do Frigorífico do Piauí - FRIPISA.
Filho de Vicente Pacheco e Inês da Costa Araújo Pacheco, irmão de Cláudio Pacheco e Sigefredo Pacheco, tendo sido o seu braço direito, a quem assistia, tanto na coordenação política, como nas atividades particulares e ao qual dedicava uma amizade filial.
Yvon Pacheco era homem simples, carismático, informal, discreto, leal, corajoso, franco, prestativo e confiável. Era um autêntico Capitão das elites sertanejas.
Para exemplificar a firmeza de seu caráter, contou-nos Sebastião Mendes que certa vez, por ocasião das eleições de 1947, Dr. Waldemar Ramos Leal, cunhado de Yvon, pois casado com sua irmã Yone, e por quem Yvon dedicava forte amizade, era candidato a Deputado Estadual. Sebastião Mendes procurou Yvon em Campo Maior para pedir-lhe algumas chapas para votar em seu cunhado Waldemar. Yvon disse-lhe que não possuía as referidas chapas, pois estava acorde no partido, que em Campo Maior, iriam votar em Waldeck Bona, e por esse motivo não dispunha das chapas de seu parente...
Yvon Pacheco muito amava o seu rincão que lhe sabia as doçuras e era para ele o centro do universo. Tinha legiões de amigos em todas as faixas etárias, mercê de um comportamento salutar de muita firmeza de atitudes e de caráter. Caçador de alta estirpe, nunca foi predador da natureza. Narrador apreciado. Quando veio a falecer, uma legião de amigos e de adversários compareceu ao seu sepultamento.
Faleceu de morte natural aos oitenta e dois anos, deixando viúva Dagmar Miranda Pacheco. O casal teve seis filhos: Francisco das Chagas Pacheco, Médico; Yeda Miranda Pacheco; Yolanda Miranda Pacheco; Angélica Miranda Pacheco e José Paulino de Miranda Pacheco.
Fonte: Teresina: EDUFPI, 2000, PP. 13-14.
Paz e Guerra na Terra dos Carnaubais/Heitor Castelo Branco Filho – Teresina –PI - UFPI, 1992.